quinta-feira, 16 de julho de 2009

FAP e a Resolução 1308 de 27/05/09

Agora é pra valer? Ainda não, está previsto para janeiro de 2010, se, e somente se, o Governo Federal publicar até 30 de setembro um decreto estabelecendo o cronograma para que as empresas se adequem ao novo sistema.

Com o FAP o Governo vai fazer tudo que sempre quis: jogar a culpa pelos acidentes de trabalho nas empresas, e consequentemente, os custos também. Assim a Previdência gasta menos e arrecada mais e, de quebra, convence a opinião pública que está fazendo isso com o "único interesse" de reduzir os acidentes de trabalho. É preciso reconhecer que isso pode acontecer (indiretamente, mas vai): os Acidentes de Trabalho deverão diminuir, se a empresa não quiser aumentar seus impostos. O que eu chato nisso tudo é que percebemos que no Brasil, SST só funciona assim: "você está obrigado a prevenir acidentes! Ou então irá pagar por isso!" Enquanto isso, os Técnicos em Segurança seguem ouvindo: "implementa suas porcarias!", "veja o que precisa e faça! Se vire! Senão vai pra rua!".

Mas, dos males o menor, se esse FAP sair deverá ser um argumento a mais para nós em defesa da Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho.

É aguardar pra ver...

2 comentários:

  1. Amigo séra que isso vai ser melhor para nós técnico de segurança será que vai valer esperamos que sim pq tudo que é de acidente que aconteçe eles sobra para os técnico e muitas vezes as empresas deixam a desejar na falta de comprometimento dela com os empregados nos fornecimentos de EPIs e outra coisas a mais.
    Milena Souza Técnica de Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir